No meu último post publicado no final de dezembro mencionei que havia praticamente desmontado a carteira de ações, que chegou a ter 12 ativos. O motivo foi por entender que o bull market poderia dar sinais de cansaço na virada para janeiro/2020, diante de um rali bastante forte não só em ativos isoladamente, mas no principal índice que chegou a atingir quase 120 mil pontos.

E o mercado não precisa de motivos para correções. Os analistas é que tentam achar uma justificativa ou uma relação de causa e efeito.
De fato, o ano começou com acontecimentos que mexeram com o cenário internacional, a começar pela crise com o Irã e depois com o surto de coronavírus, na China.

Definitivamente, 2020 não será um ano fácil para se ganhar dinheiro com ações como foi no ano passado. Surfar um bull market forte como ocorreu nos meses finais de 2019, é facil, ganha-se com quase qualquer ação que você comprar. O problema é quando entramos em um período como o atual, de incertezas e com correções fortes muito prováveis. Aí é que os homens são separados dos meninos. Estes correrão para a cama para chorar (que é lugar quente!).

Se não será fácil adicionar cifras ao patrimônio, melhor pelo menos não perder. É muito prudente no momento diminuir as exposições a riscos. Eu aproveitei e fiz isso quando o mercado estava ainda em franca alta. Sair agora, o preço já vai ser mais alto e parte do lucro já foi embora. Mas em alguns casos (ações), cujos ganhos foram expressivos, vale a pena desmontar posições com parte do lucro.

Outra vantagem em sair agora ou já ter saído é a opcionalidade da liquidez. Se esse cenário perdurar até as eleições americanas e brasileiras no final do ano, muitas oportunidades surgirão a preços bem convidativos, para aquelas ações que você já vem namorando há muito tempo, mas que a insanidade levou para patamares que, por prudência não entramos. E estávamos certos.

Posso citar como exemplos FESA4, SLCE3, MRVE3, TUPY3 etc e muitas outras que chegaram a mudar de patamar e agora estão retornando para os seus velhos leitos. E lá é possível ganhar dinheiro com elas. Não vejo a hora de colocá-las de volta na minha carteira, com uma margem muito boa de segurança e rentabilidade. Mas ainda não chegou essa hora.

Podemos ainda ter dias ou meses vermelhos na B3 e essa não é a hora de se assustar e se abalar, mas de comemorar as oportunidades voltando.

Aos que não se empolgaram demais com o oba-oba, estão tranquilos e prontos para dar o bote na hora certa. E viva a liquidez!