Todo investidor iniciante tem dificuldades de encontrar na imensidão da internet informações relevantes, tanto para o aprendizado, como para acompanhar as empresas de seu interesse. O intuito desse artigo é comentar sobre alguns sites mais relevantes.
Em primeiro lugar, o site da própria corretora em que o investidor tem conta, em geral, disponibiliza material educativo como aulas gratuitas, vídeo aulas sobre investimentos, boletins diários sobre o mercado etc. Vou mencionar 2 corretoras  nas quais tenho conta e que por isso conheço por experiência real o que elas podem oferecer.


Corretora Rico

Na área logada do site, tem uma área educacional composta do Blog, do Canal da Rico e a Comunidade de Traders. No blog, tem vasto material sobre renda fixa, renda variável, fundos de investimento, Tesouro Direto etc. O Canal da Rico é um atalho para o canal da corretora no Youtube com vídeos curtos de até 10 minutos, para quem quer informação rápida. Tem também vídeos com conteúdo mais completo de duração maior, da série "No Radar do Dinheiro", com o analista Roberto Indech. Outras séries no canal exploram vários assuntos de interesse do investidor iniciante. A Comunidade de Traders também é um link para o canal homônimo no Youtube, mais voltado para os investidores de curto prazo, os daytraders e os swing traders. Tem séries como "A Bolsa em 60 Segundos", "Resumo da Semana", "Hora do Iniciante", com Evandro Lima, entre outras.

Grupo XP

Ao acessar o site com seu login, a corretora disponibiliza na aba Conhecimento, algumas ferramentas educacionais. Na seção "Análises e Relatórios XP", há relatórios sobre Fundos Imobiliários, Fundos de Investimento, Análises sobre o panorama do Mercado, sobre carteiras de ações recomendadas e outros assuntos de interesse. O Morning Call é um relatório diário com destaques do dia sobre macroeconomia, nacional e internacional, fatos específicos de empresas e expectativa para o dia. O Portal XP Educação dá acesso, com conta específica, a vários cursos, tanto grátis como pagos, sobre análise técnica, análise fundamentalista, renda fixa e outras modalidades de investimento.

Fundamentus

Como o próprio nome sugere, as informações são ideais para os investidores de médio a longo prazo, que investem em empresas com base nos seus fundamentos, especialmente lucro, dividendos etc. Ao digitar o nome da empresa ou o código da ação ele mostra os principais indicadores fundamentalistas da empresa, com base nos dados divulgados dos últimos 12 meses. No meu artigo Principais Indicadores Fundamentalistas, você pode estudar sobre o que representa cada um deles. Disponibiliza também uma seção chamada "Busca Avançada por Empresa". Ao inserir os parâmetros mínimo e máximo dos indicadores de interesse, a ferramenta filtra as empresas que atendem a esses critérios. Há também a aba "Gráficos", com abrangência de 10 anos acerca de grupos do Balanço Patrimonial, da Demonstração de Resultado e dos próprios indicadores. Na aba "Dados Históricos" traz o download dos balanços em Excel e a série com a distribuição de proventos (dividendos, jcp etc). Em "Histórico de Cotações" traz o gráfico em vários tempos, mês, 3 meses, 6 meses, 1 ano e todos (10 anos).

Oceans14

Esse site traz informações detalhadas sobre as várias empresas listadas em bolsa. Basta digitar o nome da empresa no campo "pesquisar". Mostra os dados cadastrais da empresa, série histórica de 10 anos de dados e respectivos gráficos de Lucratividade, como Receita líquida, margens, Lucro líquido, ROE etc, dados de Dívida e indicadores relacionados, Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial e Liquidez.  Há um box na página inicial com maiores altas e maiores baixas da semana, bem como outros dados em destaque, como ações mais populares, maiores lucros, maiores ROEs e Maiores valores de Mercado. Há um fórum de discussões, para investidores cadastrados, cujo cadastro é grátis. A seção "Artigos" é ampla com tópicos como Economia, Ações, Finanças Pessoais, Negócios, Política e até Nutrição e Boa Forma. A seção "Indicadores Econômicos" apresenta dados de contas do governo, empréstimos e inadimplência, produção industrial e desemprego, na forma de gráfico histórico. O site é bem completo e surgiu da colaboração entre os sócios,  que são de regiões diferentes do país, com formações diversas e conhecimento diversificado. Muita informação a custo zero, embora disponibilize uma área paga com acesso mais amplo sobre as empresas e relatórios confidenciais sobre como investir no exterior.

Agenda de Dividendos

Esse site possibilita a consulta a todo o histórico de distribuição de proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) pelas empresas. Basta digitar o código da ação na bolsa, para apresentar a relação de dividendos anunciados, mesmo aqueles em que ainda é possível se beneficiar, uma vez que não transcorreu a data "ex". Essa data é o primeiro dia em que comprando a ação, o investidor não faz mais jus ao provento. Informa data da aprovação da distribuição, a data "ex", a data do pagamento e o valor distribuído por ação, bem como se é dividendo (isento do Imposto de Renda - IR) ou JCP (IR de 15%).

Advfn Brasil

Nesse site, pode-se efetuar cadastro grátis, embora disponha de planos pagos. Para os que não assinam nenhum serviço, oferece cotações de bolsas, tanto nacional como do exterior, com atraso de 15 minutos.  Na busca por ativo, ao digitar o código da ação mostra dados e histórico de cotações, notícias sobre a empresa e até um fórum segmentado por ação, histórico de proventos e um breve relato sobre a área de atuação da empresa. Assemelha-se mais a um portal especializado de investimentos, com notícias, gráficos e muitas outras informações. Disponibiliza também dados de criptomoedas, com cotações, gráficos, capitalização de mercado e variação atual de cada ativo. Na seção "Monitor" você pode montar carteiras para acompanhamento das cotações, embora com atraso de 15 minutos, para quem não tiver assinatura de nenhum plano.

Infomoney

É um portal de notícias especializadas sobre investimentos, mercado financeiro e bolsa de valores. Ideal para o investidor se manter atualizado sobre as últimas notícias, inclusive na área política, que afetam as cotações e os investimentos. Oferece materiais gratuitos como planilhas, e-books e cursos, esses últimos pagos. Pode-se consultar o histórico de cotações de um ativo, entre muitas outras informações que o site oferece. Há muitas matérias que, mesclada ao conteúdo jornalístico, são patrocinadas por interesse de empresas e corretoras. O investidor tem que ter o cuidado de saber filtrar e desconsiderar essas matérias tendenciosas. Até porque o Infomoney tem vínculo com o Grupo XP. Mesmo assim, vale a pena consultar para informar-se antes de operar.

Money Times e Seu Dinheiro

Ambos são sites ligados ao grupo Empiricus. Assemelham-se ao Infomoney como portais de notícias, com artigos e matérias especializadas na área econômica de forma ampla.  Também servem como fonte de informações, e a recomendação para separar notícia de conteúdo patrocinado é um cuidado que o investidor precisa ter. A Empiricus é uma casa de análise de Investimentos e tem o óbvio interesse de atrair investidores interessados nas suas newsletters e nos seus relatórios pagos. Comentei sobre essas casas de análise no artigo  Vale a Pena Contratar uma Casa de Análise de Investimentos? .

Bem, esse artigo não teve a intenção de esgotar uma relação dos melhores sites de investimento. E a ordem em que aparecem não representa um ranking em importância para o investidor. Citei os que conheço pessoalmente e utilizo constantemente para me informar sobre os diversos assuntos e também para subsidiar análises sobre empresas específicas e escolher onde investir. Outros sites são mais óbvios e entendi não ser necessário citá-los, como o próprio site da B3 (antiga Bovespa), os sites de Relacionamento com Investidores de cada uma das empresas de interesse, os portais das Casas de Análise citadas no artigo linkado no parágrafo anterior e os portais mais conhecidos, na parte de economia como o UOL e G1, por exemplo.

Enfim, há na internet muito material gratuito e também pago, para o investidor se aperfeiçoar e manter-se informado. Basta dá um "google" aí.  Esse blog pretende ser uma das muitas fontes de informação relevante. Vamos chegar lá!