Na esteira do desenvolvimento do mercado financeiro brasileiro, da popularização de novas opções de investimento e principalmente do advento da internet e das muitas possibilidades que ela passou a proporcionar, surgiram muitas empresas oferecendo serviços virtualmente, plataformas online de investimentos, como a XP, por exemplo, serviços de análises de investimento, casas de research etc. Nesse post, vou expor minha opinião sobre essas casas de análise, não como um expert no assunto, mas a partir da minha experiência pessoal com algumas delas.


Primeiramente, o que vem a ser uma casa de análise de investimentos ou Research e o que ela oferece?

Uma casa de análises e recomendações de investimento oferece serviços pagos de composição de carteiras, newsletter periódicas sobre finanças pessoais, indicações de compra de ativos diversos, cursos online sobre investimentos, lives ou hangouts, nas plataformas de vídeo, como YouTube, para acompanhar as carteiras, esclarecer dúvidas e ministrar cursos e aprimorar a educação financeira dos assinantes, entre outras formas de contato com o seu público-alvo.

A maioria delas promete independência, qualidade técnica nos relatórios, ausência de conflito de interesses e educação financeira para investidores, entre outros conceitos e premissas.


A independência e a ausência de conflito de interesses foram propagadas sempre baseadas na tese de que, não fazendo parte de um conglomerado bancário ou financeiro, teria a corretora/plataforma de investimento/casa de análise a autonomia para oferecer ou sugerir opções de investimento, sem qualquer interesse que não o melhor para a rentabilidade do cliente, ao contrário do que sempre fez e faz o gerente do seu banco, que aconselha aquele fundo ou aplicação, com vantagens e objetivos de cumprir a meta do seu empregador. Interessante que a maior dessas plataformas de investimento, a XP, alienou 49,9% do seu capital para o principal banco privado do país, o Itaú, levantando a suspeita de que a tal independência poderia estar comprometida. Só lembrando que a XP já é dona da Rico e da Clear também. O CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, autarquia federal responsável por prevenir abusos do poder econômico e a defesa da concorrência, aprovou essa aquisição com algumas restrições, entre elas a proibição da XP oferecer exclusividade em produtos do Itaú e o direcionamento de clientes do banco para a corretora. É certo que a XP foi uma das pioneiras na ampliação da concorrência com os bancos, na solução de investimentos para pessoa física e na diminuição das taxas cobradas dos clientes, sem contar com a diminuição da burocracia na abertura de contas. Mas, diante dessa nova realidade ainda poderia manter a independência?


E as casas "vendedoras de relatórios" como alguns pejorativamente as definem? Vale a pena pagar por tal serviço? Vou falar de algumas que conheço e ao final expressarei minha opinião sobre isso.


Vamos começar com a Empiricus. Parece ter sido a pioneira nesse ramo. Extraído do próprio site da empresa, ela foi fundada em 2009 e tem por objetivo ajudar as pessoas a conquistarem sua independência financeira, vendendo assinaturas com ideias e sugestões de investimento. Oferecem assinaturas básicas e também premium. Algumas custam cerca de 18 reais mensais e outras mais de R$ 300. Há produtos para traders e também para fundamentalistas. Já fui assinante de várias séries da Empiricus, como Mercado em 5 Minutos, Melhores Ações da Bolsa, Strategic Intelligence, Palavra do Estrategista etc. Aprendi muito com a Empiricus e vejo as séries básicas como um ponto de entrada para o investidor iniciante. As sugestões de livros para leitura que são pontuadas nos textos de algumas séries são muito importantes para um aprofundamento do conhecimento. Foi por meio de citações do Felipe Miranda que conheci o trabalho de Nassim Nicholas Taleb, nos seus livros "A Lógica do Cisne Negro" e "Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos". As críticas que faço à Empiricus são a tática usada para arregimentar assinantes, prometendo retornos irreais, como "dobrar a sua renda" em pouco tempo ou outras promessas mirabolantes de retornos altos em pouco tempo. Também oferecem livros "grátis", para o assinante pagar somente a taxa de envio, de menos de 10 reais. O problema aqui é que o pagamento da taxa é sempre com cartão de crédito, que embute uma assinatura de uma das séries da casa, sem consentimento do cliente. Prova disso são as inúmeras reclamações no site RECLAME AQUI sobre isso.

Também tive contato com a Inversa Publicações. Empresa do grupo Empiricus, lançou produtos na mesma linha da empresa-mãe e com as mesmas táticas. A primeira série em que fui assinante foi aquela capitaneada pelo Pedro Cerize, chamada "A Carta". O Pedro é sócio fundador da Skopos Investimentos e considerado um dos grandes administradores de fundos do Brasil. Fui assinante da série "Top Shot" do Ricardo Schweitzer, que foi descontinuada pela saída dele do grupo Empiricus, juntamente com Ariane Gil, Marília Fontes e Bruce Barbosa. Esse episódio nunca foi inteiramente esclarecido. Gostava do estilo de escrita e dos racionais de investimento do Ricardo. O Pedro Cerize parece ser um profissional muito sério e os escritos são relevantes e bem fundamentados. São bons relatórios para iniciantes principalmente e contém conceitos importantes. Outro nome de peso é o Ivan Sant'anna, autor dos livros "Os Mercadores da Noite", "1929: Quebra da Bolsa de Nova York", livros esses que por sinal foram ou são ainda distribuídos pela Inversa. As mesmas críticas feitas à Empiricus se aplicam à Inversa. Também usam a tática de vender livros vinculados a assinaturas e prometer ganhos em suas peças publicitárias.

Já que falamos dos analistas que saíram da Empiricus, eles fundaram a Nord Research. Não conheço os produtos da casa profundamente, pois nunca fui assinante da Nord, mas já fui assinante de séries do Ricardo, do Bruce e da Marília, quando estavam no Grupo Empiricus. Sei que oferecem relatórios para renda variável e para renda fixa, desde mais básicos, que eles chamam de essenciais, até alguns mais caros que chamam de Premium. Já assinei o antigo "Melhores Ações da Bolsa", na época da Empiricus, assinado pelo Bruce Barbosa e os critérios de escolha das empresas me pareceram muito coerentes e a carteira rendeu bem durante o período em que assinei. É verdade que o período foi propício para isso. Quem entrou em bolsa em 2015, antes do impeachment, em que o Ibovespa chegou a 38 mil pontos e permaneceu com os ativos até o desenrolar completo daquele enredo, ganhou dinheiro em renda variável, diria que em qualquer que fosse o ativo. Olhando agora em retrospectiva fica fácil falar isso. Mas o investidor teria que ter muita coragem para permanecer naquele cenário de caos. E é aí que sendo assinante de alguma série, você recebe instruções de compra, de venda, de análise de cenários e não fica totalmente cego em uma situação como aquela. No caso da Nord, você pode assinar newsletter grátis no site e receber também convite para participar das séries. Não vi nenhuma promessa mirabolante de ganhos , como faz a Empiricus. Isso conta bons pontos para a Nord.

Outra Casa de Análises que tem crescido muito em conceito é a Suno Research. Fundada pelo ótimo Thiago Reis, hoje conta com nomes como Marcos Baroni, um especialista em Fundos Imobiliários. Aqui o foco é a educação financeira e carteiras para longo prazo. A filosofia da casa é o Value Investing, que é a fórmula do Warren Buffet e do seu mestre o Benjamin Graham, cujas escolhas são baseadas nos fundamentos das empresas e no seu valor intrínseco, assunto que abordaremos em profundidade nos próximos posts. Oferece também produtos para investimentos no Exterior, a Suno Internacional, séries para ações de valor, de dividendos, de fundos imobiliários, small caps etc. Oferece lives semanais respondendo a perguntas dos assinantes e até de quem não é assinante. A filosofia na escolha das empresas é muito bem fundamentada e o assinante não fica sem informações importantes do dia-a-dia das companhias, seja dos resultados trimestrais, seja de eventos relevantes que ocorrem e são esclarecidos prontamente nos relatórios da Suno. Não promete ganhos rápidos. Aliás, faz questão de enfatizar que a renda variável deve ser encarada para longo prazo, com ganhos modestos, mas consistentes, sustentáveis. Vou confessar, atualmente sou assinante da Suno e aqui eu já revelo minha opinião sobre assinar ou não produtos dessa natureza.

O canal Dica de Hoje figura como outra alternativa para assinar serviços de carteiras, indicação de investimentos e educação financeira. É liderado pelo Daniel Nigri, apaixonado pelo mercado financeiro e investidor desde os 19, de acordo com o site. Tive o primeiro contato com o material dele no canal do YouTube. Ele faz ótimos vídeos sobre macroeconomia e também sobre ações especificamente. Criou mais recentemente uma área de membros para assinantes, que inclui carteiras de ações, de fundos, de fundos imobiliários, planilhas e cursos diversos. Leque bem rico para aprender e montar uma carteira para dividendos e para longo prazo. Uma ressalva que posso fazer e nada tem a ver com o conteúdo e a seriedade do Daniel, é a escolha do nome. Quando estamos aprendendo sobre investimentos, os primeiros conselhos que recebemos é jamais operar por dicas. Sempre fazer sua análise independente e sua escolha com base em critérios próprios. E alguém que oferece serviços visando o longo prazo a meu ver não deveria chamar um canal criado com esse propósito de "Dica". Mas é só minha opinião.


Após o sucesso da Empiricus, surgiram muitos outros sites oferecendo serviços semelhantes, como os que citei acima. Além dos citados, tem a Eleven Financial, Guiainvest, ToroRadar, entre muitos outros que não conheço em detalhes. Ressalva faço para o GuiaInvest, do qual sou assinante. O fundador é o André Fogaça e a estrutura dos serviços oferecidos se diferencia dos comentados acima pois não vende relatórios. O portal oferece um banco de dados com informações sobre as empresas, seus múltiplos, cotações, gráficos históricos e também cotação em tempo real da bolsa.


O site oferece um fórum de discursão para membros e não membros. Nesse espaço, os participantes comentam sobre as empresas, normalmente utilizando uma hashtag com o nome da mesma (#PETR4, por exemplo). Assemelha-se a uma rede social e o participante pode optar por seguir empresas e participantes, montar sua própria carteira de interesse e acompanhar no site notícias, discursões, fatos relevantes e outros dados divulgados sobre determinado ativo.


No espaço de um post não dá para esgotar tudo o que se poderia comentar sobre esses serviços oferecidos aos investidores. O que posso dizer é que vale a pena experimentar tais serviços e ver se encaixa na filosofia da casa escolhida, na série testada e aferir se se enquadra na sua forma de investir e no seu perfil. Faço aqui um alerta e serve para todos, iniciantes e experimentados: jamais opere por dicas, cegamente, sem fazer sua própria análise. Sou e fui assinante de vários deles e já recebi diversas recomendações de investimento, seja na renda variável ou na renda fixa, e em nenhum momento comprei qualquer ativo ou investi em determinado fundo, apenas por que recebi um relatório recomendando. Tenho meu próprio sistema de escolha e se acaso a sugestão de investimento coincidir com esses critérios, aí sim investirei naquela empresa ou ativo.

Espero ter ajudado àqueles que recebem diariamente e-mails oferecendo tais serviços. Sim, você vai receber muitos desses e-mails, mesmo sem pedir.