No artigo que escrevi neste blog em dezembro/2018, com o título "Vale a Pena Contratar uma Casa de Análise de Investimentos", expressei minha opinião sobre as casas de análises (research) que conhecia, incluindo a Empiricus, da qual já havia sido assinante, mas fiz há época duras críticas sobre as promessas mirabolantes de alto ganhos e a forma de marketing agressivo que adotava.

Desde então muita coisa mudou, a Empiricus cresceu muito em assinantes (mais de 360 mil, segundo a empresa) e mudanças foram implementadas para aprimorar a forma de relacionamento com o cliente e se adequar às normas dos Órgãos Reguladores e ao mercado.

Parece que a campanha com a Bettina foi a gota d'água. Sobre isso, escrevi o artigo "Empiricus e o Fenômeno Bettina", em março/2019. As reclamações se multiplicaram e, embora tenha gerado muita publicidade para a casa, o evento parece ter arranhado um pouco a imagem da empresa. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) chegou a abrir representação contra a campanha agressiva e sensacionalista.

Depois de todo esse desgaste, a Empiricus procurou nos meses seguintes se reposicionar como mais uma empresa de publicações, do que como uma research de análises e recomendações. E acho que essa foi a estratégia correta. O material que distribui aos seus assinantes é antes de tudo informação escrita de relevância para o aprendizado sobre investimentos, sobre mercado financeiro entre outros temas. Prega uma cultura de poupança para o longo prazo, esclarece os conflitos de interesse que os grandes bancos e seus gerentes têm na recomendação de opções de aplicação caras, pouco rentáveis e fornece alternativas para aquele pequeno investidor buscar rentabilidade melhor.

Mais recentemente, lançou o "Pedido de Desculpas" da Bettina, pela forma que aquela campanha foi divulgada, sem esclarecer que ela chegou ao milhão, fazendo aportes e outros investimentos não mencionados na peça publicitária. Embora acabe sendo outra campanha, mostra uma reavaliação dos métodos empregados e de certa forma uma atitude de humildade e reconhecimento pelos erros cometidos.

Mesmo com as críticas que fiz naquele artigo, reconhecia o papel de educadora que a casa detinha. Gostava de ler seus textos, costumava aprofundar os conhecimentos sobre os temas tratados, sobre os livros citados e passei a ser leitor de autores como Taleb (A Lógica do Cisne Negro), Daniel Kahneman (Rápido e Devagar, duas Formas de Pensar), Richard Thaler (Nudge - O Empurrão para a Escolha Certa), James Rickards (A Febre do Ouro, O Caminho para a Ruína etc) e muitos outros.

Pus os verbos no passado no parágrafo anterior, mas continuo gostando de ler os materiais das assinaturas. Acho que tem conteúdo valioso e enriquecedor que agrega valor ao investidor, seja ele iniciante ou intermediário. Por isso, voltei a assinar duas das suas séries essenciais: "A Palavra do Estrategista" e "Strattegic Inteligence".

A Palavra do Estrategista é escrita pelo Felipe Miranda um dos donos e CEO atual da empresa. A série aborda a montagem de uma carteira completa de investimentos, composta de renda fixa, renda variável, opções de proteção para a carteira como dólar e ouro, títulos específicos a serem comprados e ações escolhidas. Apresenta sempre quinzenalmente material inédito acerca da visão macro sobre o mercado, mas também informações específicas sobre empresas e indicações de quais ativos investir. Pela mente privilegiada do Felipe, temos um texto conciso, inteligente e com conteúdo relevante. Acho disruptivo, diante de tanta mesmice em outros serviços por aí.

A série Strattegic Inteligence é escrita pelo James Rickards, autor de vários livros sobre temas relacionados a crises financeiras, investimento em ouro, etc. O boletim é uma tradução de uma série da Ágora, sócia americana da Empiricus. Traz notícias, artigos e indicações sobre o cenário internacional, especialmente sobre os impactos que os acontecimentos podem causar nos seus investimentos. Diante do cenário incerto da guerra comercial EUA x China, eleições americanas, Brexit, entre outros temas que nos preocupam externamente, é indispensável ter em primeira mão uma opinião profissional sobre esses vários temas e nos anteciparmos aos acontecimentos, seja desmontando posições, seja realocando valores e buscando proteção para uma possível crise financeira.

Poderia citar outras séries da casa, mas a título de exemplo ficarei com as duas acima, das quais sou assinante. Pelo preço que cobram e pelos insights que proporciona, acho que vale a pena, além do texto ser muito agradável de ler.

É sempre bom ressaltar que jamais investirei em qualquer indicação feita pela Empiricus ou por qualquer outra casa, sem que antes eu faça minha própria análise e esteja pessoalmente convencido de que vale a pena e tem margem de segurança para comprar. Na hora de fazer a ordem de compra é da minha conta que sai e é o meu patrimônio e minha independência financeira que estão em jogo. Acho que sobre isso todos estamos de acordo!