Desde 10 de fevereiro de 2019 que decidi tornar públicas algumas operações de compra de ações, de ativos com estão de verdade na minha carteira pessoal.

Comecei com OI, depois outras com KROT3, WIZS3 etc, e assumi comigo mesmo e com os leitores do blog que os informaria sobre cada passo do que faria com o ativo até a sua venda e exclusão da carteira.

O objetivo nunca foi se vangloriar das vitórias e dos acertos. Isso é até bom para o ego, mas não seria verdadeiro. Então me expus com operações até arriscadas com a OI, e me sujeitei aos riscos reais do mercado e à exposição. Minhas escolhas poderiam dar errado, gerar prejuízo e talvez ficarem na carteira por um bom tempo no vermelho. E de fato isso aconteceu com algumas. Alguns ativos escolhidos não performaram conforme eu esperava e ainda estão abaixo do preço de entrada. Mas isso é renda variável e é assim mesmo.

Também tive acertos e compartilhei aqui no blog. Acho que a última decisão de vender e desistir de OI a meu ver foi acertada. Esperei uma recuperação depois de queda forte e entendi que o cenário para a empresa ainda estaria bem nebuloso. Posso estar errado e já segunda ver o ativo decolar rumo aos R$ 2,00 ou até mais. No entanto, entendo que para isso acontecer alguns fatos precisam se concretizar e vejo obstáculos pelo caminho para isso. Por isso a decisão de venda.

Como mencionei, optei por tornar públicas algumas operações, mas não todas. Minha carteira pessoal é composta por outros ativos que optei por não divulgá-los. E eles não são só aqueles que estão no azul. Também tem alguns que no momento estão negativos. Mas não importa. Não tenho a pretensão de acertar tudo. E nem todos os ativos são para curto prazo ou swing trade. Alguns pretendo permanecer com eles para o longo prazo e se beneficiar da distribuição de proventos, mesmo quando estiverem no azul. A não ser que tenham subido demais e ficado caros, sob a ótica dos fundamentos e dos indicadores. Aí irei realizar o lucro, pois lucro bom é aquele no bolso.

Dentro dessa ótica, dos ativos que divulguei na carteira "Economia de Palito", ainda constam a KROT3, a VLID3 e a CIEL3. Essas que já estão divulgadas, manterei a promessa de atualizar as posições até que sejam vendidas e excluídas da carteira. Após o encerramento dessas operações, poderei tornar pública alguma outra que porventura venha a fazer, mas não mais uma carteira como atualmente.

Hoje disponho de outros ativos, alguns para médio e longo prazo, mas não os divulgarei. A pretensão nunca foi influenciar ninguém a comprar aquele que eu escolhesse, até porque não tenho esse poder de influência e nem posso, pelas regras dos Órgãos Reguladores. Portanto, me sinto muito à vontade para divulgar e, nesse caso e a partir desse momento, não tornarei pública mais nenhuma outra operação até que toda a carteira divulgada seja totalmente realizada.

Entendo mais segura essa decisão e mais livre, uma vez que você acaba se comprometendo com o racional divulgado e um pouco preso aos argumentos que justificaram a compra e também a venda. Isso ocorre porque está em jogo sua credibilidade e pretendo ser verdadeiro em tudo que escrever aqui no blog.

Essa é a decisão, mas quem se importa? Somente eu mesmo, mas me sinto muito melhor em tomar essa atitude. Aos pouquíssimos que ainda lêem o que escrevo, espero que compreendam.