A mais nova campanha
da Empiricus nos apresenta a Bettina, uma garota de 22 anos que, segundo a peça
publicitária, transformou 1.500 reais em mais de 1 milhão.
Em termos de
marketing foi um sucesso. A história viralizou, virou meme e esteve na lista de
assuntos mais comentados das redes sociais.
Mas será que há algo
de verdade nessa história? Posteriormente, a Empiricus divulgou vídeo em que o
Felipe Miranda, principal nome da casa de análises, entrevista a famosa
Bettina. Assisti ao vídeo e o que se viu foi o entrevistador falando mais do
que a entrevistada. Nessa entrevista, foi falado sobre os acertos das teses da
Empiricus, como o Fim do Brasil, A Virada de Mão, o Segundo Mandato do Temer
etc. Enfim, o espaço foi ocupado com autorreferências à casa e a seu sucesso.
Praticamente um autoelogio.
Sobre como a garota
conseguiu tamanha façanha, soubemos muito pouco. Informou que havia investido
em determinadas ações há cerca de 3 anos e que viu várias delas se multiplicar
por 2x, 3x ou até mais. Isso até de fato ocorreu com algumas, devido ao estresse
do impeachment, quando o Ibovespa chegou a atingir a pontuação de 37 mil.
Empresas como a Magazine Luiza, para quem manteve em carteira, subiu mais de
1.000%. Dificilmente alguém teria permanecido o tempo todo com um acerto
desses. Certamente teria realizado bem antes de atingir tamanha valorização.
No meu artigo
"Vale a pena Contratar uma Casa de Análise de Investimentos?" falo
das experiências que tive com algumas das empresas que prestam esses serviços
de análise, recomendação de investimentos e educação financeira. Mostro que, apesar das críticas, vale a pena assinar esses serviços pelo aprendizado que disponibiliza. Mas tudo com consciência de que qualquer indicação seja confirmada com análise própria e fundamentada. Eu mesmo fui (sou) assinante da Empiricus e de outras casas e tirei muito proveito disso.
A mais importante
delas, a Empiricus, diz ter atualmente mais de 320 mil assinantes. É um
tremendo sucesso. Sabemos que o número de investidores em bolsa deu um salto
imenso no último ano, aproximando-se de mais de 1 milhão de CPFs cadastrados e
ativos. Esse é o público ideal para empresas como a Empiricus. São aqueles
investidores que, em sua maioria, são totalmente leigos e ansiosos em aprender
a diversificar seus investimentos e sair das garras dos grandes bancos, cujos
produtos são pouco rentáveis e com altas taxas de administração.
É um vasto mercado a
ser explorado por empresas de análise. No citado artigo, eu aponto vantagens em
assinar esse tipo de serviço, pois proporciona conhecimento sobre como o
mercado funciona e sobre as novas formas de investir, desde a abertura de conta
em uma corretora, até a escolha de uma ação. A crítica que faço lá e também
aqui é exatamente a ilusão que uma peça publicitária como a da Bettina possa
passar: de que é fácil ganhar dinheiro em bolsa, enricar rápido e em pouco
tempo. Esse é o maior risco.
Seria muito saudável
para o mercado e para economia nacional a expansão do mercado de bolsa. A B3
tem uma meta de alcançar 5 milhões de investidores. O problema é que muitos
entram no momento de euforia, iludidos por propaganda enganosa e acabam
quebrando a cara e jamais voltando para a bolsa. Não é isso que queremos.
Queremos um mercado forte, com pessoas conscientes do que estão fazendo e que
prosperem ao longo do tempo.
Espero que os
reguladores do mercado estejam atentos a esse tipo de veiculação e tomem
medidas para proteger os investidores de falsas promessas de ganho fácil e
rápido.
Quem não gostaria de
ser uma Bettina ou pelo menos alcançar uma meta dessas? Mas repetir um sucesso
desses dever ter uma probabilidade de um em um milhão! Sem trocadilhos!
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