A mais nova campanha da Empiricus nos apresenta a Bettina, uma garota de 22 anos que, segundo a peça publicitária, transformou 1.500 reais em mais de 1 milhão.

Em termos de marketing foi um sucesso. A história viralizou, virou meme e esteve na lista de assuntos mais comentados das redes sociais.

Mas será que há algo de verdade nessa história? Posteriormente, a Empiricus divulgou vídeo em que o Felipe Miranda, principal nome da casa de análises, entrevista a famosa Bettina. Assisti ao vídeo e o que se viu foi o entrevistador falando mais do que a entrevistada. Nessa entrevista, foi falado sobre os acertos das teses da Empiricus, como o Fim do Brasil, A Virada de Mão, o Segundo Mandato do Temer etc. Enfim, o espaço foi ocupado com autorreferências à casa e a seu sucesso. Praticamente um autoelogio.


Sobre como a garota conseguiu tamanha façanha, soubemos muito pouco. Informou que havia investido em determinadas ações há cerca de 3 anos e que viu várias delas se multiplicar por 2x, 3x ou até mais. Isso até de fato ocorreu com algumas, devido ao estresse do impeachment, quando o Ibovespa chegou a atingir a pontuação de 37 mil. Empresas como a Magazine Luiza, para quem manteve em carteira, subiu mais de 1.000%. Dificilmente alguém teria permanecido o tempo todo com um acerto desses. Certamente teria realizado bem antes de atingir tamanha valorização.

No meu artigo "Vale a pena Contratar uma Casa de Análise de Investimentos?" falo das experiências que tive com algumas das empresas que prestam esses serviços de análise, recomendação de investimentos e educação financeira. Mostro que, apesar das críticas, vale a pena assinar esses serviços pelo aprendizado que disponibiliza. Mas tudo com consciência de que qualquer indicação seja confirmada com análise própria e fundamentada. Eu mesmo fui  (sou) assinante da Empiricus e de outras casas e tirei muito proveito disso.

A mais importante delas, a Empiricus, diz ter atualmente mais de 320 mil assinantes. É um tremendo sucesso. Sabemos que o número de investidores em bolsa deu um salto imenso no último ano, aproximando-se de mais de 1 milhão de CPFs cadastrados e ativos. Esse é o público ideal para empresas como a Empiricus. São aqueles investidores que, em sua maioria, são totalmente leigos e ansiosos em aprender a diversificar seus investimentos e sair das garras dos grandes bancos, cujos produtos são pouco rentáveis e com altas taxas de administração.

É um vasto mercado a ser explorado por empresas de análise. No citado artigo, eu aponto vantagens em assinar esse tipo de serviço, pois proporciona conhecimento sobre como o mercado funciona e sobre as novas formas de investir, desde a abertura de conta em uma corretora, até a escolha de uma ação. A crítica que faço lá e também aqui é exatamente a ilusão que uma peça publicitária como a da Bettina possa passar: de que é fácil ganhar dinheiro em bolsa, enricar rápido e em pouco tempo. Esse é o maior risco.

Seria muito saudável para o mercado e para economia nacional a expansão do mercado de bolsa. A B3 tem uma meta de alcançar 5 milhões de investidores. O problema é que muitos entram no momento de euforia, iludidos por propaganda enganosa e acabam quebrando a cara e jamais voltando para a bolsa. Não é isso que queremos. Queremos um mercado forte, com pessoas conscientes do que estão fazendo e que prosperem ao longo do tempo.

Espero que os reguladores do mercado estejam atentos a esse tipo de veiculação e tomem medidas para proteger os investidores de falsas promessas de ganho fácil e rápido.

Quem não gostaria de ser uma Bettina ou pelo menos alcançar uma meta dessas? Mas repetir um sucesso desses dever ter uma probabilidade de um em um milhão! Sem trocadilhos!