Não está fácil para ninguém sobreviver a esses tempos de transformação do mercado de trabalho. 
A pandemia veio a aprofundar esse quadro já em andamento. 
Muitos empregos estão deixando e irão deixar de existir com a digitalização e virtualização da economia. 
E pela baixa escolaridade e formação, muitos brasileiros terão dificuldade em se recolocar. O caminho sem dúvida é a qualificação profissional, para que você adquira uma boa empregabilidade.
Novas perspectivas exigirão novos conhecimentos. A internet abre possibilidades de aplicar esses conhecimentos, para quem sabe utilizá-los.
Há muitas formas de empreender digitalmente.  E uma delas é empreender no Marketing Digital. Então, o que é isso?

Marketing Digital

Marketing Digital é um conjunto de estratégias aplicadas à promoção de uma marca, uma empresa ou um produto no meio digital da internet.  A diferença em relação ao marketing convencional é que o digital envolve o uso de diferentes canais online, ferramentas e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Existem muitas formas de aplicação do Marketing Digital. Podemos destacar as principais:

Marketing de Conteúdo - é a produção de informações voltadas para sua empresa, seu produto, visando munir os potenciais clientes acerca do mercado em que você atua, as necessidades do cliente e as soluções que a sua empresa ou produto pode suprir. Enfim, engajar o cliente para que ele perceba sua solução como confiável, necessária ao que ele está buscando e com um diferencial que o convença a escolher aquele produto ou serviço.

Email Marketing - é o envio direto de uma mensagem comercial a um grupo de pessoas por meio do correio eletrônico.  O Email Marketing pode ser realizado por meio de listas compradas (prática pouco recomendada, pois se caracteriza como spam, e que pode irritar bastante o destinatário ao encher a sua caixa de entrada com algo não solicitado). Uma forma mais eficiente é por meio da captação de contatos (chamados de leads), por meio de uma campanha para esse fim. O email é fornecido voluntariamente pelo cliente, a partir de um formulário a ser preenchido. Muitas vezes são utilizadas iscas digitais, como a disponibilização de um produto ou serviço de graça, em troca do fornecimento de algumas informações, entre eles o e-mail. Pode ser a distribuição de um ebook, ou uma versão mais simplificada de um serviço, para que o cliente possa fornecer por meio da reciprocidade, dados de interesse para contatos futuros (leads).

Redes Sociais - é imprescindível a presença das empresas nas redes sociais, devido à alta frequência de usuários e potenciais clientes nesses meios digitais. As mídias sociais se tornaram um importante canal de comunicação entre as empresas e os consumidores. É um importante veículo de relacionamento, engajamento e estreitamento de laços com um público qualificado e focado. Ideal para lançamentos de produtos, promoção e divulgação de marcas e conteúdos relacionados.

Otimização de Conversão – CRO - da sigla em inglês Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Taxa de Conversão, consiste em todo esforço para aumentar as taxas de conversão para determinado objetivo. Em palavras mais simples, seria o alcance da meta de fazer um visitante realizar efetivamente uma compra. Uma boa campanha, focada no problema ou dor do potencial cliente, oferecendo a ele a solução que ele busca ou, às vezes, provocando nele uma necessidade antes não percebida.

Marketing de Busca – SEM -  tem como fim fazer com que determinado site seja privilegiado e apareça prioritária e qualitativamente para aqueles que buscam por algo relacionado a ele na internet. O Marketing de Busca pode ser executado por meio de SEO ou de links patrocinados. 
SEO (Search Engine Optimization) são todas as estratégias e técnicas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca. 
Links Patrocinados são formas de elaborar e divulgar anúncios na internet através de espaços publicitários em resultados de uma busca ou em sites de rede de conteúdo que são geralmente pago por cliques (também conhecidos como PPC – Pay Per Click).

Hoje, com a disseminação de plataformas especializadas na divulgação e venda de produtos físicos e digitais (infoprodutos), o mercado de afiliação, marketing e soluções digitais cresceu exponencialmente. Essas plataformas oferecem a possibilidade de qualquer pessoa tornar-se um produtor, oferecer um curso, um ebook, uma planilha e uma infinidade de outros produtos, para que o interessado possa se afiliar a ele e ganhar comissões sobre cada venda efetuada, utilizando das várias modalidades de marketing digital como as mencionadas acima.

As plataformas mais conhecidas são: Hotmart, Monetizze, Braip, Eduzz, Amazon Associates etc. É possível ganhar bastante dinheiro com essas ferramentas. Há comprovados casos de sucesso nessas plataformas, pessoas comuns que construíram uma reputação nessas redes e fizeram fortunas, vendendo produtos e serviços, muitas vezes sem produzir nada, apenas se afiliando a infoprodutos de sucesso.

Caso seu interesse seja se especializar nesse meio, conhecer a fundo o marketing digital, as plataformas, as técnicas e macetes de como atuar principalmente no Marketing de Busca, há uma infinidade de cursos, desde o básico ao mais avançado, sobre os conceitos, as práticas, as técnicas de persuasão, o copywriting (linguagem com poder de persuasão e convencimento), criação de estrutura para se posicionar nesse meio entre outros conhecimentos necessários.

Como Escolher um Curso?

Algumas características são essenciais para a escolha de um Curso de Marketing Digital ou de Temas Correlatos. Entre as principais podemos citar:

1) Autoridade - o instrutor é atuante e influenciador nos meios digitais? Possui site, canal no Youtube ou outra referência que permita comprovar o que ensina? Apresenta resultados consistentes nesse mercado? Uma boa forma de avaliar é assistir aos vídeos e conteúdos produzidos pelo autor, verificar sua autoridade no assunto, sua didática e facilidade na transmissão do conhecimento, as ferramentas que ele utiliza na produção desses conteúdos
2) Avaliação do Curso - nas próprias plataformas onde esses cursos são disponibilizados há indicadores de avaliação sob a forma de estrelas. É o resultado dos feedbacks recebidos de quem comprou o produto. Importante a leitura dos comentários dos clientes que já experimentaram o curso, quais os pontos fortes e fracos, a didática, a qualidade de imagem e som, entre outros fatores avaliados.

3) Preço - esse fator é relevante, mas não definidor da escolha. No entanto, normalmente cursos muito baratos demonstram inexperiência do instrutor, às vezes é um produto recém-lançado, ainda não conhecido pelo mercado, enfim sem referência de autoridade, forçando o produtor a lançá-lo  a preços reduzidos para atrair quem está buscando esse tipo de conteúdo.
4) Garantia - verificar se o produtor oferece garantia de devolução do valor, caso o cliente não se identifique com o curso. Pelo Código do Consumidor, o cancelamento pode ser feito em até 7 dias, independente de justificativa. Portanto, essa é a garantia mínima obrigatória para qualquer produto adquirido na internet. Há produtores que estendem esse prazo para até 30 dias, fator que auxilia na decisão de permanecer com o produto ou devolvê-lo, permitindo uma avaliação mais aprofundada sobre o produto que comprou, e se atende às expectativas esperadas.
5) Conteúdo - os cursos disponibilizam o resumo de todo o roteiro, a quantidade de módulos e aulas, os temas abordados, a duração total em horas e minutos de todas as aulas. Normalmente há um vídeo de apresentação do curso, que permite conhecer o instrutor, sua dicção, sua didática, entre outros fatores como a qualidade de som e imagem produzida. Nessa análise você vai verificar se o conteúdo é para o nível esperado, entrega o que promete em termos de profundidade e se o instrutor inspira confiança e segurança na transmissão do conhecimento.
6) Reclame Aqui - uma consulta a esse site pode revelar os problemas enfrentados pelos consumidores. Verificar se há reclamação quanto à dificuldade em cancelar e receber o reembolso, se há problemas relacionados ao suporte ao aluno, à não adequação das aulas ao conteúdo prometido etc. É um bom termômetro acerca da qualidade do produto e satisfação dos consumidores. 

A lista acima não é exaustiva. É possível que haja outros aspectos a serem observados pelo interessado acerca da seriedade do produtor e da qualidade do material oferecido que não tenha sido mencionado. Atendidos esses pontos acima, se o seu objetivo é se especializar nesse ramo e atuar para gerar uma renda extra, o curso escolhido é para você!