Conforme mencionado no post "Você Ainda Não Assinou uma Casa de Análises (Research)?" vou publicar aqui algumas informações sobre as principais casas de análise de investimentos no Brasil. Pretendo escrever sobre pelos menos 4 delas, das quais tenho algum conhecimento e em alguns casos sou/fui assinante.

Quem é a Empiricus

Começaremos com a Empiricus, casa fundada em 2009. Sediada em São Paulo, foi a primeira a trazer para o Brasil o modelo de vendas de assinaturas de relatórios financeiros, à semelhança do que já existia nos EUA. Aliás, ela teve até recentemente uma parceria com a Agora Financial, empresa americana fundada pelo Bill Bonner, autor de livros e artigos sobre assuntos econômicos e financeiros. A Agora é uma das maiores editoras independentes de boletins informativos do mundo. Foi a partir dessa experiência com a empresa americana que a Empiricus trouxe esse modelo para o Brasil.

A Empiricus foi fundada por Felipe Miranda, Caio Mesquita, Rodolfo Amstalden e Marcos Elias, esse último atualmente já não faz parte da sociedade. Esse último, após sair da empresa, envolveu-se com alguns fatos que culminaram com uma condenação nos EUA por conspiração contra instituições financeiras americanas. Pelo que foi divulgado na imprensa, os fatos que o condenaram nada tem a ver com a participação dele na Empiricus, que aliás, foi posterior a sua saída.

Pois bem, conforme mencionado no post anterior citado acima, o surgimento e o desenvolvimento da Empiricus foi na esteira do desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Iniciando-se com a popularização de outras modalidades de investimento, além das tradicionais oferecidas pelos grandes bancos, passando pelo surgimento de plataformas com a XP e, mais recentemente, com a migração em massa de investidores da renda fixa para a bolsa, devido à queda vertiginosa da taxa de juros básica da nossa economia.

Esse contingente de novos investidores da renda variável, órfãos de uma educação financeira deficiente, vinham de um cenário caracterizado por pouco conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos, tanto advindo da parca formação nas escolas e universidades, como também da distorção causada por altos juros históricos no Brasil, que permitia a qualquer um receber altos rendimentos em renda fixa, sem necessidade de muitas informações e conhecimento. Rendimentos esses que poderiam ser bem maiores, se não fosse o enorme conflito de interesses nas recomendações feitas pelos gerentes de bancos, que priorizavam o retorno à instituição financeira, em detrimento do seu cliente.

O surgimento das casas de análise nesse período veio a calhar no vácuo que existia de boas informações financeiras. A Empiricus aproveitou-se dessa lacuna e lançou produtos com forte apelo popular e em uma linguagem simples e longe dos jargões próprios da área. Muitas vezes até utilizando de irreverência e leveza, fato não muito comum no meio. E isso conquistou muitos leitores. A técnica utilizada desde o início foi oferecer uma parte do conteúdo grátis e outra mais detalhada, de forma paga. Um dos primeiros relatórios de que tive acesso e que depois vim a ser assinante foi o "Mercado em Cinco Minutos". Tratava-se de alguns tópicos sobre assuntos do dia-a-dia do mercado, traduzido numa linguagem simples e bem no estilo da internet: curto, direto e de fácil entendimento. A parte gratuita era distribuída na forma de uma newsletter. Bastava informar o e-mail e você passava a recebê-lo diariamente. A empresa utilizava essa base de contatos para oferecer outros produtos ou a parte paga dos mesmos.

Atualmente, segundo a própria empresa a sua base de assinantes se aproxima de 400 mil, o que daria mais de 13% de toda a base de CPFs na bolsa de valores brasileira, que ultrapassou mais de 3 milhões de investidores. Sem dúvida, uma das maiores casas do ramo, senão a maior.

Livros

Uma das técnicas para atração de assinantes foi o lançamento de livros exclusivos a um preço bem baixo (R$ 8,90), no qual embutia uma assinatura da casa. Ao final dos primeiros 30 dias, se o comprador não se manifestasse, viria uma cobrança do valor mensal da assinatura no cartão de crédito informado. Muitas críticas e reclamações foram feitas sobre essa modalidade de venda. A peça publicitária que oferecia o livro não deixava muito claro essa opção de captura do cartão de crédito e da assinatura embutida após 30 dias. A principal crítica é que se tratava de uma venda casada, sem o consentimento do comprador.

Ultimamente, a empresa não tem mais utilizado com muita frequência essa forma de captação. Dos livros que foram lançados pela casa e que classifico como proveitosos e que proporcionam ensinamentos são os do James Rickards, autor americano, advogado, economista, banqueiro de investimentos e que também dispõe de research com produtos semelhantes aos da Empiricus. Aliás, até hoje a Empiricus tem em seu portfólio uma assinatura traduzida de um boletim do James Rickards: "Strategic Intelligence", do que qual ainda sou assinante. O boletim trata de questões globais que afetam os investimentos, informações sobre eleição americana, investimento em ouro, crises financeiras e outros assuntos atuais da economia internacional.

Os livros do James Rickards que a Empiricus traduziu e lançou foram: A Febre do Ouro; A Grande Queda; O Caminho para a Ruína e CriptoWars - A Guerra das Criptomoedas. 

Do Felipe Miranda, um dos fundadores, lançou O Fim do Brasil, A Palavra do Estrategista, 100 Ensaios, 100 Novos Ensaios, Contra o Financismo. Outros colaboradores também lançaram livros pela Empiricus: A Renda Fixa Não é Fixa, da Marília Fontes; Conversa com Gestores de Ações Brasileiros, da Luciana Seabra. Alguns desses colaboradores não fazem mais parte da casa.

As Críticas

A maior parte das críticas focam na forma agressiva de chamar a atenção do investidor/leitor com promessas de ganho rápido. Muitas dessas peças publicitárias chegaram a prometer retornos altos, o que caracterizaria propaganda enganosa e até passível de penalidades pelos regulamentadores de mercado, pois rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, uma das máximas do investimento.

Uma das campanhas que mais sofreram críticas foi a da Bettina, que até escrevi aqui no blog, no post "Empiricus e o Fenômeno Bettina". Nos vídeos da Bettina, uma jovem de pouco mais de 20 anos, informava ter transformado R$ 1,5 mil em um milhão de reais. Depois, diante da repercussão negativa, houve informações de que o montante incluía aportes e até herança. Por essa campanha, a Empiricus até foi multada pelos reguladores, advertida pelo Conar e multada pelo Procon-SP. Após a tão criticada campanha, a Empiricus teve que mudar e rever essa forma de captação.

Outro fato marcante na história da empresa foi o embate com a CVM - Comissão de Valores Mobiliários. A Empresa alegava ser uma publicadora de conteúdo e não uma empresa de análise de investimentos, sujeita à credenciamento junto à CVM e à APIMEC. Ao final, a Empiricus aceitou o pagamento de uma multa milionária para encerrar os processos e aceitou que ela e seus analistas se sujeitassem à supervisão e fiscalização pelos Órgãos reguladores do mercado de capitais.

Os Produtos

Como já mencionado acima, os produtos oferecidos pela Empiricus consistem em relatórios financeiros periódicos, com informações sobre o cenário atual da economia como um todo, análise de ações e outras modalidades de investimento, montagem de carteiras, etc.

Atualmente, ela possui várias assinaturas classificadas em 2 grandes grupos: As Essenciais, que custam por volta de R$ 216,00 anuais (12 x R$ 18,00) e as Premium, cujo preço é por volta de R$ 3.240,00 (12 x R$ 270,00). Dados extraídos do site em 23/02/2021. É possível assinar bem mais barato do que isso, principalmente quando são lançadas promoções com descontos bem relevantes, acessíveis principalmente para quem já é assinante. Já cheguei a assinar as Essenciais por R$ 60,00 reais anuais (12 x R$ 5,00). Mas essas promoções costumam ser estendidas para novos assinantes e é uma oportunidade de conhecer e avaliar se atende ao que o assinante busca.

A despeito de todas as críticas sobre a casa de análise em questão, que são pertinentes e válidas pela forma nada convencional de captação e que, por isso, já foi punida exemplarmente e até mudou sua forma de divulgação, entendo como fundamentais para o investidor apreender e manter-se informado. Pelo baixo preço de assinatura, acho válido um teste a começar por uma assinatura essencial, até porque, caso não se identifique com o conteúdo, ela pode ser cancelada dentro de 7 dias sem custo para o cliente.

O Grupo Empiricus

Hoje, a Empiricus é bem mais do que uma casa de análises. Ela dispõe de um ecossistema na área de investimentos, que inclui várias frentes de atuação:

1 - Portais de notícias econômico-financeiras - Money Times e Seu Dinheiro;

2 - Aplicativo Consolidador de Investimentos - Real Valor;

3 - Casas de Análise - Empiricus e Inversa;

4 - Corretora e Distribuidora de Valores Mobiliários - Vítreo.


Hoje, é difícil ou quase impossível que investidores não tenham ouvido falar da Empiricus, bem ou mal. Ela é a maior casa de análises do mercado atualmente. Mesmo que discordemos dos seus métodos, não dá para ignorar que ela ajuda e ajudou a muitos a sair do monopólio dos grandes bancos e a ter acesso a outras formas e modalidades de investimento. Essa transformação não teve como única responsável essa empresa, mas certamente é um dos grandes atores do meio.

Lembro que cabe a cada investidor avaliar o que lhe convém. E que deve evitar investir amparado em dicas e recomendações de qualquer fonte. Deve sempre fazer sua própria análise e convencimento sobre um determinado investimento. Mas não pode se furtar a ler, pesquisar, estudar sobre tão importante aspecto da sua vida, para que possa se desenvolver e alcançar seus objetivos de educação e independência financeira. E isso passa por conhecer e assinar pelo menos um relatório básico de uma dessas casas de análise, que contém ensinamentos valiosos para esse fim.